A escola começou e logo tivemos que ficar em casa, mas nossos encontros continuaram! Sim! Continuaram nossos contatos, nossas risadas, surgiram novos aprendizados e novas experiências! Tudo isso com uma interação notável entre os professores, os alunos, a escola e as famílias!
Para vocês, nosso PORTFÓLIO VIRTUAL recheado de histórias e conquistas diante do Isolamento Social contra a Covid-19, no ano que marcou as nossas vidas: 2020!
Desta forma, será através da BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que prevê o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo que envolveremos todos os nossos estudos e práticas.
Para vocês, nosso PORTFÓLIO VIRTUAL recheado de histórias e conquistas diante do Isolamento Social contra a Covid-19, no ano que marcou as nossas vidas: 2020!
Desta forma, será através da BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que prevê o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo que envolveremos todos os nossos estudos e práticas.
Destacamos que, "nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo. Como destacam as Diretrizes Curriculares Nacionais, a maior desenvoltura e a maior autonomia nos movimentos e deslocamentos ampliam suas interações com o espaço; a relação com múltiplas linguagens, incluindo os usos sociais da escrita e da matemática, permite a participação no mundo letrado e a construção de novas aprendizagens, na escola e para além dela; a afirmação de sua identidade em relação ao coletivo no qual se inserem resulta em formas mais ativas de se relacionarem com esse coletivo e com as normas que regem as relações entre as pessoas dentro e fora da escola, pelo reconhecimento de suas potencialidades e pelo acolhimento e pela valorização das diferenças.
As características dessa faixa etária demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno dos interesses manifestos pelas crianças, de suas vivências mais imediatas para que, com base nessas vivências, elas possam, progressivamente, ampliar essa compreensão, o que se dá pela mobilização de operações cognitivas cada vez mais complexas e pela sensibilidade para apreender o mundo, expressar-se sobre ele e nele atuar.
Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. Como aponta o Parecer CNE/CEB nº 11/2010, “os conteúdos dos diversos componentes curriculares [...], ao descortinarem às crianças o conhecimento do mundo por meio de novos olhares, lhes oferecem oportunidades de exercitar a leitura e a escrita de um modo mais significativo” (BRASIL, 2010).
Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente."
Trechos extraídos da Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental>Acesso
em 09/01/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário