II Etapa de aprendizagem - 3o Ano - Bilboquê 2021
Componente curricular: História, Geografia e Língua Portuguesa
Atividade Interdisciplinar: Cidades Históricas do Brasil
Professora: Alessandra Lana
CIDADES HISTÓRICAS DO BRASIL
No Brasil, as cidades começaram a se desenvolver
com a chegada dos primeiros portugueses,
quando parte do território brasileiro
começou a ser efetivamente explorada pelos europeus.
Muitas dessas cidades existem até hoje e
são consideradas históricas.
CIDADES HISTÓRICAS são aquelas construídas há muito tempo e que, além de todas as funções de uma cidade, também se destacam por terem preservado muitos aspectos físicos e culturais desde a sua fundação.
A turma do 3o Ano conhecem, pesquisaram e apresentaram algumas dessas cidades!
Parabéns turma pelas descobertas!
Ana Vitória descobriu a Ilha de Itaparica, em Salvador!
Quem sabe um dia vamos conhecê-la?
Lucas e Luiz Eduardo apresentaram a cidade de Salvador!
Aprendemos que Salvador surgiu quando o rei de Portugal, Dom João III,
determinou que fosse construída uma cidade para ser a capital
da colônia portuguesa aqui no Brasil.
Gabriel nos apresentou Goiás Velho! Cidade do estado de Goiás!
Descobrimos que Cora Coralina viveu em Goiás Velho!
E aprendemos que Goiás é um nome indígena e
que significa gente da mesma nação, semelhante!
Rafael e Felipe apresentaram sobre a cidade de Tiradentes.
Descobrimos que essa cidade foi povoada a partir de 1702, a cidade de Tiradentes, na região Central de Minas Gerais, homenageia em seu nome o alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido pelo apelido de Tiradentes.
Isadora apresentou sobre Porto Seguro!
Você sabia que assim que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil,
no ano de 1500, a primeira cidade que ele pisou foi Porto Seguro?
Descobrimos que muito da história do Brasil começa nessa cidade!
Manuela nos apresentou a belíssima Ouro Preto!
Quem ainda não a conhece?
Ouro Preto tem muita história para contar:
Igrejas decoradas com ouro, prédios, casarões e palácios
ocuparam as ruas da cidade, que em 1822,
com a Independência do país,
passou a ter um nome garboso:
Imperial Cidade de Ouro Preto.
E recebeu o título de capital de Minas Gerais
(a primeira capital do estado foi a vizinha Mariana)










Nenhum comentário:
Postar um comentário